Lavoura Comunitária de Guaraí segue beneficiando produtores da agricultura familiar

A Prefeitura de Guaraí, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, comemora mais um ano de produtividade do projeto Lavoura Comunitária. Atualmente, o projeto beneficia 48 famílias de pequenos produtores do município, oferecendo novas oportunidades para os trabalhadores rurais e estimulando a produção de grãos, tubérculos e raízes.

Desde de 2017, são 49 hectares destinados ao projeto Lavoura Comunitária. O programa funciona em parceria com os pequenos produtores, com aptidão agrícola, e eles entram com a mão de obra, plantio, cuidados, limpeza e colheita. A Prefeitura de Guaraí auxilia na preparação do solo, no transporte da colheita, adubos, máquinas, implementos, insumos e assistência técnica.

“Estou completando um ano de trabalhando aqui na Lavoura Comunitária. Planto milho e mandioca, só mesmo para meu consumo e sustento da minha família. Pretendo expandir e plantar outras variedades”, disse o produtor José Lúcio Fonseca, 71 anos.

Produtor rural José Lúcio Fonseca.

Na Lavoura Comunitária são cultivados milho, arroz, mandioca, abóbora, amendoim, gergelim e demais plantios.

Serviços de gradagem em apoio aos pequenos produtores rurais

Gradagem

O preparo do solo para o plantio conta com o essencial apoio da Prefeitura de Guaraí, com os serviços de gradagem do solo. O município não atende somente os produtores da Lavoura Comunitária. Segundo a Secretaria Municipal de Agricultura, o apoio aos pequenos produtores rurais atende todas as regiões rurais de Guaraí, de acordo com a escala programada, com o agendamento e disponibilidade de máquinas.

Casa de Farinha

Segundo o engenheiro agrônomo, da Prefeitura de Guaraí, Alessandro José da Silva, a Lavoura Comunitária contou com a iniciativa dos pequenos produtos para instalação de uma Casa de Farinha, no estilo rudimentar. “No local é produzido farinha de puba e polvilho”, disse.

Casa de Farinha, no estilo rudimentar.

Alessandro José da Silva, engenheiro agrônomo da Prefeitura de Guaraí.

A Prefeitura de Guaraí auxilia na preparação do solo, no transporte da colheita, adubos, maquinas, implementos, insumos e assistência técnica.